• Preencha o formulário de cotação para que possamos analisar.

  • Vamos verificar seus dados e milhas, logo entraremos em contato.

  • De forma ANTECIPADA você receberá o dinheiro em sua conta cadastrada.

    Saiba mais...

Blog sobre Programas de Fidelidade

02 Abr 2015

Formas de acumular milhas

As milhas aéreas surgiram como uma forma de premiar a fidelidade de seus clientes, em idos dos anos 80 por companhias aéreas americanas, como a PanAm, American Airlines, dentre outras. Porém, ainda hoje, elas são desconhecidas de muitos consumidores.

A idéia inicial, foi conceder pontos para cada passagem adquirida e utilizada, e conceder uma passagem gratuitamente quando o cliente atingir um certo volume de pontos de recompensa.

Este funcionamento permanece até hoje, porém, as companhias aéreas realizam inúmeros convênios com os mais diversos parceiros, que são convertidos em pontos numa plataforma apenas.

Para entender o funcionamento, vamos sintetizar as principais formas de acúmulos de milhas.

Viajando

É a forma mais tradicional de acumular pontos. A cada passagem adquirida e voada, uma certa quantia de milhas são creditadas no seu cadastro junto a companhia aérea.

O mais comum, é acumular 1000 milhas para cada vôo realizado, quando o perfil do seu cadastro é novo na companhia.

Esta quantia pode variar a menor, quando adquirir alguma passagem promocional, ou para maior, se o seu cadastro estiver num segmento de alta fidelidade em sua companhia aérea.

Cartão de Crédito

Seu cartão de crédito possui um Banco Emissor e uma bandeira, sendo as mais conhecidas, Mastercard e Visa, as quais são empresas globais.

Em todas as compras realizadas com seu cartão de crédito, um percentual de sua compra é retida antes de se pagar ao estabelecimento comercial, para cobrir custos de manutenções do sistema ao Banco Emissor, as máquinas de cartão de crédito e as bandeiras globais.

É sabido que, as bandeiras de cartões, exigem que os bancos emissores destinem 1% do valor das compras ao titular do cartão convertido em algum tipo de bonificação, para que o uso do cartão de crédito seja estimulado.

Para atender a esta exigência, os bancos emissores fazem os mais variados programas de bonificação, porém, de longe, o de maior sucesso são os que convertem em milhas aéreas.

Na hora de escolher o cartão, é importante observar se o cartão possui algum convênio com companhias aéreas e, também, um sistema transparente para acompanhamento de seus acúmulos e com boa interface para transferência dos mesmos para as companhias aéreas. Além disso, é importante a concentração de uso em apenas um bom cartão, deixando as milhas concentradas apenas em um cadastro, pois os cartões de crédito normalmente definem uma quantia mínima para a transferência para companhias aéreas e, usando apenas um cartão, será mais fácil atingir tal quantia.

Abastecendo seu Veículo

Algumas bandeiras de postos de combustíveis tem lançado alguns programas de recompensa de acordo com a fidelidade dada a elas. Em cada abastecimento, você acumula pontos que podem ser revertidos em milhas aéreas.

Essas bandeiras tem apresentado taxas de conversões para milhas aéreas muito vantajosas para o consumidor. Vale a pena se cadastrar e acompanhar suas promoções.

Compras em gerais

Os mais diversos ramos possuem empresas com acordos com companhias aéreas. São Hotéis, Locadoras de Veículos, Floriculturas, Restaurantes, Varejos na Web, Varejos locais.

Nesses casos, a forma de acúmulo não altera, a fidelidade dada aos estabelecimentos são premiadas com pontos que se acumulam.

Sugerimos adotar uma estratégia de criar uma rede de compras que bonifiquem em milhas.